Olá, pessoal!
Como vocês já deve saber, desde 2015
nossa escola desenvolve o Projeto Assembleia.
Com a modificação de alguns espaços da
escola, que foram construídos ou modificados através de projetos das turmas,
como O Canto dos Pássaros, A Horta, A Praça do Chá, Os Cantos de Leitura,
Casinhas, Mercadinho, as Gelotecas, os Canteiros, etc., começamos a nos
entusiasmar com as coisas que podem e devem ser feitas nestes espaços e com
esses elementos que vieram compor o dia a dia da escola, tornando-se de
aprendizagens, se constituindo como salas de aula ao ar livre. Também para
ficarem conservados e bonitos, tornando o ambiente escolar mais agradável e
alegre.
A Assembleia acontece quinzenalmente nas
segundas-feiras, no pátio interno da escola, com a participação de todas as
turmas e de toda a equipe escolar.
Antes de irem para o pátio, as turmas
escolhem na sala a “tarefa” que irão desenvolver nas próximas semanas, como:
Procurar focos de dengue na escola e nas proximidades da escola, regar
as plantas, alimentar os pássaros, organizar as gelotecas, plantar e cuidar da
horta, observar a escola e, na assembleia, achar soluções para os problemas
encontrados e fazer apresentações.
As tarefas são incluídas na rotina das
turmas, tornando-se centros de pesquisas, ou seja, das tarefas surgem
experiências e aprendizagens significativas.
ASSEMBLEIA :
É sinónimo de uma democracia participativa tendo em conta que toda a comunidade
tem a possibilidade de participação. (https://pt.wikipedia.org/wiki/Assembleia)
"ESCOLA E CASA É O MESMO AMOR"
: Fala da Isadora
5 anos, sobre a relação na visão dela entre a escola e a casa, no Projeto
"O mundo das cores de Amandos Sell"
SORTEIO DAS TURMAS
E A TURMA SORTEADA FOI:
ESCOLHA DAS TAREFAS
APÓS ESCOLHEREM A TAREFA, AS CRIANÇAS FAZEM UMA MARCAÇÃO.
HORA DE FALAR O QUE DEU CERTO E O QUE NÃO DEU DA TAREFA ANTERIOR, E TODOS ACHANDO SOLUÇÕES!
A linguagem oral possibilita comunicar ideias, pensamentos e intenções de diversas naturezas, influenciar o outro e estabelecer relações interpessoais.
(Referencial curricular nacional para a educação infantil)
EM TEXTOS COLETIVOS , CARTAZES, DESENHOS, E OUTROS REGISTROS, AS TURMAS CONTAM EXPERIÊNCIAS E DÃO DICAS PARA AS PRÓXIMAS TURMAS! |
APÓS ESCOLHIDA A TAREFA, A TURMA FAZ SUA MARCAÇÃO
"A aprendizagem da
linguagem escrita está intrinsecamente associada ao contato com textos
diversos, para que as crianças possam construir sua capacidade de ler, e às
práticas de escrita, para que possam desenvolver a capacidade de escrever
autonomamente. "
(Referencial curricular nacional para a educação infantil)
ALIMENTANDO OS PÁSSAROS
REGANDO AS PLANTAS
NOSSAS PLANTAS PRECISAM DE ÁGUA!! |
REGADORES RECICLADOS- UTILIZADOS DESDE 2014 ATRAVÉS DO PROJETO "FLORINDO E COLORINDO NOSSA ESCOLA!"
|
EM TODOS OS CANTOS TEM UMA PLANTA, QUE REGADA NOS ENCANTA! |
CUIDANDO DA HORTA
A TAREFA DAS TURMAS DO GOLFINHO E TURMA DA ARANHA FOI PLANTAR, ENTÃO MÃOS NA MASSA! OU MELHOR, NA TERRA! |
A HORTA ESTÁ CHEIA DE ALFACES! |
ORGANIZANDO AS GELOTECAS
As gelotecas fazem parte do nosso ambiente escolar desde 2014. São geladeiras doadas sem uso, reformadas pela equipe da escola e pelos pais, e são recheadas de livros, onde as crianças e comunidade têm livre acesso, emprestando, doando, viajando...
A TURMA DAS FLORES CAPRICHARAM NA ORGANIZAÇÃO DAS GELOTECAS
As gelotecas fazem parte do nosso ambiente escolar desde 2014. São geladeiras doadas sem uso, reformadas pela equipe da escola e pelos pais, e são recheadas de livros, onde as crianças e comunidade têm livre acesso, emprestando, doando, viajando...
A TURMA DAS FLORES CAPRICHARAM NA ORGANIZAÇÃO DAS GELOTECAS
ESSA TURMINHA CAPRICHOU NA ORGANIZAÇÃO! |
GELOTECAS ORGANIZADAS, TAREFA CUMPRIDA! |
OBSERVAR A ESCOLA, REGISTRAR E NA ASSEMBLEIA ACHAR SOLUÇÕES PARA OS PROBLEMAS ENCONTRADOS
ESSA GALERINHA, OBSERVOU QUE OS BRINQUEDOS DO PARQUE ESTAVAM MUITO VELHOS E ESTRAGADOS...ENTÃO VAMOS FAZER UMA CAMPANHA! |
E O RECADINHO FOI PARA TODA A ESCOLA! |
OS VASOS DA CASA DE BRINQUEDOS ESTAVAM VAZIOS, E A CASA ESTAVA SEM GRAÇA! |
A TURMA FOI FAZER PESQUISA NA AGROPECUÁRIA, PARA SABEREM QUAL A MELHOR FLOR PARA PLANTAR, PREÇOS ETC. |
COM AS INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS MÃOS À OBRA! |
E A CASA DE BRINQUEDOS FICOU LINDA COM AS FLORES BOCA DE LEÃO! |
APRESENTAÇÕES
AS
APRESENTAÇÕES NOS ENCANTAM, NOS FAZEM RIR, PODEM SER MÚSICAS,
HISTÓRIAS, POESIA, DRAMATIZAÇÕES, PIADAS...PODEM SER DE CRIANÇAS, PAIS,
PROFESSORES E QUEM QUISER!
A APRESENTAÇÃO DA TURMA DA MASSINHA FOI LINDA!
MANU ARRASOU COM SUA GUITARRA!
PROFESSORA CÉLIA, ENCANTOU COM SUA HISTÓRIA!
PROFESSORA GEISA NOS FEZ VIAJAR COM A HISTÓRIA DE SEU
MACAQUINHO!
PROCURANDO FOCOS DA DENGUE
NÃO GOSTARAM DO QUE VIRAM NAS PROXIMIDADES DA ESCOLA! |
A SOLUÇÃO É MOBILIZAÇÃO, VAMOS PARA AS RUAS! |
ESSA TAREFA SURGIU ATRAVÉS DE UMA PARCERIA COM O POSTO DE SAÚDE DA COMUNIDADE QUE VEIO ATÉ A ESCOLA COM ATIVIDADES DE PREVENÇÃO DA DENGUE. VIMOS A NECESSIDADE DELA FAZER PARTE DE UMA TAREFA DA ASSEMBLEIA, E TOMOU UMA GRANDIOSIDADE DE CURIOSIDADES E INFORMAÇÕES ENTRE AS CRIANÇAS, QUE AS TURMAS DO SAPO E DO BARCO FORAM MUITO ALÉM DOS PORTÕES DA ESCOLA. AS CRIANÇAS ESTÃO CONFECCIONANDO CARTAZES, BOTONS, FAIXAS, ENVOLVENDO TODA A COMUNIDADE EM UMA GRANDE PASSEATA CONTRA A DENGUE!
EM BREVE VOCÊS TERÃO MAIS NOTÍCIAS!
O
projeto visa construir autonomia, considerando as crianças como sujeito de sua
aprendizagem, além propiciar situações para que desenvolvam o exercício da
cidadania.
Nenhum comentário:
Postar um comentário